Origem da Família


    Bissacot
    tem origem na cidade de San Gregorio Nelle Alpi

    Região de Veneto - Belluno, Itália.

    Bissacotti provem de Bissacot. Angelo (Mosé) Bissacot quando de sua imigração para o Brasil alterou seu nome para Bissacotti, em amor á Itália e por julgar um nome mais italiato. Sirlei Bissacot, filha de Bruno Bissacot teve seu nome alterado para Bissacott. De acordo com diversas fontes, Bissacot viria de Bissacca, um substantivo do dialeto de Veneto que significa bolso usado na parte interna das roupas. Pode ser o apelido de alguém que "anda sempre com as mãos nos bolsos", que desperdiça dinheiro ou o mantem nos bolsos.

    Existem nomes correlatos tais como Bissacco, Bissaco, Bisacco e Bizaco. Bissacco é mais comum em Padova. Todos os Bissacot´s tem, certamente, descendência deste lugar do mundo.

    A família ainda existe na Itália e alguns de seus membros imigraram para o continente americano (Brasil e USA). A sua história pode então ser subdividida segundo o lugar de imigração.

    • Família na Itália
    • Família em Botucatu
    • Família no Rio Grande do Sul
    • Família no USA

     

    História do nascimento do ramo da Família Bissacot
    em Botucatu Estado de São Paulo - Brasil

     

    No início do século XIX o mundo não era dividido como é hoje, a Europa era diferente e a Itália não havia sido ainda unificada... A Itália era dividida em muitos reinos e estados:

     

    1. Regione Autonoma Valle DAosta
    2. Regione Piemonte
    3. Regione Lombardia
    4. Regione Autonoma Trentino-Alto Adige
    5. Regione Autonoma Friulli-Venezia Giulia
    6. Regione Veneto
    7. Regione Liguria
    8. Regione Emilia-Romagna
    9. Regione Toscana
    10. Regione Marche
    11. Regione Umbria
    12. Regione Lazio
    13. Regione Abruzzo
    14. Regione Molise
    15. Regione Campania
    16. Regione Puglia
    17. Regione Basilicata
    18. Regione Calabria
    19. Regione Autonoma Sicilia
    20. Regione Autonoma Sardegna

     

    Napoleão havia perdido a Guerra contra a Austria, Prússia e Rússia. Na ata do congresso de Viena de 1815 ficou estabelecido que a Itália ficaria dividida em 7 estados, sendo que a Austria ficou com a Lombardia e Veneto.

    Foi sob o domínio da Austria, na região de Veneto, na província de Belluno, por volta de 1830, que nasceu BORTOLO BISSACOT. Ele viveu na época do "Resorgimento", nas guerras contra Austria e de unificação da Itália.

    Bortolo Bissacot deveria ter por volta de 35 a 40 anos quando nova guerra fa França contra a Austria aconteceu... Napoleão III acordou que os Italianos ficariam com a Lombardia e Veneto em troca da região de Nice e Savoia.

    Guerra começou mas a reação dos católicos Franceses assustou Napoleão que acabou fazendo acordo de Paz. No Tratado os Piemontinos recuperaram a Lombardia mas Veneto continuou com os Austríacos, que necessitavam uma saída para o mar. Por outro lado Garibaldi Lutava no restante da Itália para unificar todas as regiões.

    Era o ano de 1861 e fui declarado o REINO DA ITÁLIA. A unificação ocorreu sem Veneto. Três anos depois, no ano de 1864 Bartolo teve um filho chamado GIUSEPPE BISSACOT.

    GIUSEPPE BISSACOT 

    Giuseppe nasceu na cidade(comuna) de SAN GREGORIO NELLI ALPI na província de BELLUNO, com a região ainda sob domínio Austríaco. Giuseppe tinha 6 anos de idade(em 1870), quando ocorreu a derrota da Austria na guerra contra a Prússia, com os quais os Italianos haviam se aliado. A região de Veneto foi finalmente anexada a Itália.

    Giuseppe nasceu numa região linda, porém em meio de guerras contra a Austria e de unificação da Itália.

    Quatro anos depois nascia em Modena DELCISA FACHINNI, também conhecida como NARCIZA. A vida na Itália naquela época em meio a guerras não era fácil. Por outro lado o Brasil precisava de trabalhadores pois tinha ocorrido a Abolição da Escravatura. Havia muita propaganda que no Brasil tudo era progresso e fácil. Muitos Italianos imigraram e Delcisa também veio.

    DELCISA FACHINNI


    Delcisa veio primeiro para o Brasil e acabou se casando com Santo Milano que teve dois filhos João e Santa, e acabou ficando viuva alguns anos depois.

    Giuseppe acabou indo primeiro para o Peru, dele para Santa Maria no Rio Grande do Sul e depois para Botucatu. No Brasil ambos se conheceram e se apaixonaram, casaram-se e foram morar em um lugarejo próximo de Botucatu chamado VITORIANA.



    Botucatu ficava a seis horas de trem de São Paulo, o melhor meio de transporte da época. Uma estação antes de chegar a Botucatu, ao pé da serra, fica Vitoriana, um lugarejo que tem apenas alguns quarteirões. Foi o primeiro morador e construiu a casa para funcionamento do primeiro Grupo escolar e manteve a escola por conta própria.

    Lavrador (assim está registrado no seu testado de óbito) e dono de um armazém em Vitoriana, ele viveu do comércio com os fazendeiros e construiu sua família em Vitoriana.

    A crise do café separou a família. Alguns dos filhos foram tentar a sorte em São Paulo e outros se estabeleceram em Botucatu. Giuseppe morreu em 08/03/1936, teve 11 filhos, mais de 20 netos e de 60 bisnetos. Assim nasceu a família BISSACOT no Estado de São Paulo.

    © 2020 Família Bissacot